quarta-feira, 25 de abril de 2012

UM BOM RECURSO PARA TRABALHARMOS NAS AULAS DE HISTÓRIA. REFLETAMOS ACERCA DOS VALORES DE ABRIL!

Esta é a madrugada que eu esperava
0 dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Revolução

Como casa limpa
Como chão varrido
Como porta aberta

como puro inícío
Como tempo novo
Sem mancha nem vício

Como a voz do mar
Interior de um povo

Como página em branco
Onde o poema emerge

Como arquitectura
Do homem que ergue
Sua habitação

Sophia de Mello Breyner

6 comentários:

  1. A ligeireza com que levam a vida é própria de quem já nasceu em Liberdade. Estou a falar dos nossos alunos. São necessárias (mesmo) reflexões de todos os quadrantes. A democratização do ensino, a crise do Estado Providência e o mercado global deixam uma herança que pode refletir-se numa crise (ainda maior)de valores.

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente. Só diria que essa crise de valores já existe, já está enraizada, e está a "corromper" a nossa sociedade e a destruir o legado dos valores das democracias europeias. Será que ainda podemos falar de democracia, cidadania plena e liberdade ????? A política europeia e os seus políticos só se sabem expressar à custa de "números", há falta de ideias e ideologia. Há uma perspectiva exclusivamente economicista que ignora por completo as pessoas.
    Encontramo-nos de facto num "ponto de viragem" que se não for revertido alterará de forma significativa o modo de vida das próximas gerações.
    25 de Abril SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Elsa Lopes. Não podemos é deixar que a impotência nos torne passivos. Enquanto participantes da democracia, temos o dever de contribuir para a sua manutenção e, sobretudo, o dever de respeitar aqueles que, em tempos bem mais adversos, conquistaram o que hoje "desvalorizamos". Obrigada pela sua participação.

      Eliminar
  3. Falam, falam , falam e não dizem nada! Vamos mas é fazer outro 1º de Maio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Lucia, antes de mais ficamos satisfeitas por este assunto lhe suscitar interesse. Gostaríamos apenas de reafirmar que apenas foi uma postagem de um recurso que pode ser explorado de uma forma correta em termos científico-pedagógicos nas aulas de História. Queriamos também convidá-la à reflexão e, à margem de partidarismos, que faça uma análise acerca dos valores de Abril e do 1º de Maio, como fala. Não serão os mesmos?
      O papel de professor é, desde logo, o de educador. Educador para a cidadania.
      Mas estamos sempre abertas e disponíveis, porque o conhecimento se constrói, a sugestões que nos possa lançar. É importante que participemos de forma ativa na democracia, enquanto "ainda somos Portugal".

      Eliminar
  4. Queridas alunaa, nao imaginam como fico satisfeita ao verificar qus os vosso posts suscitam comentários dos visitantes e que dão respostas à altura de quem vai ser responsável por educarcidadãos do seculo XXI!
    Parabens pelo vosso blog, que esta vivo e para durar!

    ResponderEliminar